quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O USO DE TANQUES COMUNITÁRIOS EM ASSENTAMENTOS

Seguindo o tópico sobre a tecnificação em assentamentos hoje falarei um pouco sobre o uso de tanques comunitários para a capitação de leite. 




A utilização de tanques comunitários é bastante comum em assentamentos já que a produção nas pequenas propriedades é baixa e impossibilita a aquisição desse equipamento para uso exclusivo. A união de alguns produtores possibilita não só a entrega de um produto final de maior qualidade mas também facilita a capitação do leite já que muitas vezes essas são áreas de difícil acesso.

Segundo a IN 51 o leite cru refrigerado é definido como o leite mantido a temperatura máxima de 7°C em tanques de expansão direta ou de imersão de latões (esse último quase em desuso atualmente) ou em tanques de refrigeração comunitários (obrigatoriamente de expansão direta nesse caso).

Independente do tipo de refrigeração a coleta deve ser feita no máximo 48 h após início da ordenha sendo o tempo ideal 24 h. No caso de tanques comunitários o IN determina a proibição do acúmulo de leite na propriedade por mais de uma ordenha, ou seja, o leite deve ser levado ao tanque imediatamente após cada ordenha.

Tanques comunitários necessitam de atenção especial quanto ao dimensionamento já que esse equipamento deve ser capaz de refrigerar o leite a uma temperatura inferior ou igual a 4°C em no máximo 3h. É aconselhável a utilização de tanques de 2 ordenhas nos quais a capacidade de refrigeração é maior e também suporta um maior volume de leite a ser refrigerado dividido em 2 vezes.

A localização desse tanque também é extremamente importante pois o produtor não pode demorar muito para colocar o leite no resfriador após a ordenha senão o tempo para refrigeração ficara inferior a 3h. Além disso se os produtores colocarem o leite no tanque com grande diferença de tempo o equipamento demorará demais para atingir os 4°C especificados na IN 51 e o leite pode apresentar alterações.

Na minha opinião seria importante pensar em um resfriador que comporta 2 ordenhas e uma margem extra, caso ocorra um atraso na captação de leite o equipamento ainda terá espaço para mais leite sem comprometer o produto e ainda dá margem de crescimento na produção sem que se tenha que trocar o equipamento.

Quanto ao local onde ficará o equipamento a IN 51 determina que ele seja "coberto, arejado, pavimentado e de fácil acesso ao veículo coletor; bem iluminado natural e articialmente; demais utensílios devem estar sobre uma bancada de apoio." e a qualidade da água disponível para limpeza também deve ser observada.

A boa utilização dos tanques comunitários garante aos pequenos produtores entregar um produto final de maior qualidade, porém é muito importante que eles tenham acompanhamento técnico na implantação desse sistema. Começando pela propriedade onde cuidados na higiene ao ordenhar os animais e cuidados na limpeza dos latões devem ser de primeira importância também e necessário que esse produtores entendam os por quês de todas as exigências quanto a utilização do tanque.

Outro fator importante é implantar sistemas de controle leiteiro e também de produção diária nessas propriedades. É muito comum encontrar em assentamentos produtores que não tem nem anotações sobre a quantidade diária de leite produzido, muito menos anotações de índices zootécnicos e de utilização de antibiótico.

Portanto o tanque comunitário pode ser a solução para muitos assentamentos, mas se não for bem acompanhado pode gerar grandes problemas sanitários e econômicos a esses pequenos produtores.


Abraço





Referências:



EMBRAPA. Produção de leite com qualidade em projeto de assentamento: A intervenção como inovação. Juiz de Fora: EMBRAPA GADO DE LEITE, 2008.


BRASIL. Instrução Normativa 51 - Ministéria Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA. Brasília, 2002


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NÃO BASTA DAR O PEIXE TEM QUE ENSINAR O POVO A PESCAR

O processo de Reforma Agrária no Brasil gerou diversas áreas de assentamento em todas as partes do território brasileiro. Essas áreas constituem principalmente de grandes fazendas desapropriadas que foram divididas em pequenos lotes distribuídos a agricultores que não possuíam terras. As atividades desenvolvidas nessas áreas é variada, porém a produção de leite é atividade bastante comum. Como os produtores normalmente são bem pequenos e o volume de leite é baixo normalmente eles se juntam a fim de conseguir melhores preços tanto no produto final quanto em insumos e é dai que surgiram diversas cooperativas no nosso país.

No entanto, um grande problema nessas áreas é a falta de tecnificação e instrução desses produtores, o que muitas vezes faz com que eles produzam muito menos que sua capacidade.

Segundo a Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária  - PNERA (BRASIL, 2005) 32,1% dos produtores assentados do país que não frequentam mais a escola não sabem ler nem escrever. A porcentagem de assentados no país que possuem Ensino Fundamental incompleto e completo  são respectivamente 53,2% e 57,4% e apenas 5,6% dos assentados do país possuem Ensino Médio completo.

Esse cenário adicionado a falta de assistência técnica são as grandes fontes de subdesenvolvimento nesses territórios. Na minha opinião dar a terra àqueles que não a tem não resolve o problema. Como diz o ditado popular: "Não basta dar o peixe, tem que ensinar o povo a pescar."

Acompanhando alguns projetos de extensão em assentamentos pude perceber que assim que começam a  receber assistência esses produtores já começam a melhorar suas propriedade tanto no quesito produção quanto em estrutura.

O que acontece muitas vezes é que esses produtores não sabem como fazer da forma correta. Muitos deles por exemplo, mesmo tendo o leite como a principal atividade desconhecem os parâmetros da IN 51 que normatiza regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade do leite (BRASIL, 2002). A previsão aqui no Brasil é que se pague por qualidade e se esses produtores não tiverem ajuda de alguma forma dificilmente se encaixarão nas normas exigidas na legislação.

É muito importante que esses pequenos produtores recebam assistência, o problema é que esse processo é complicado e lento e muitas vezes esse tipo de projeto não recebe muito apoio do governo e esses produtores não tem condições de pagar o preço por uma assistência privada.

Outro fator que dificulta o trabalho é que muitos desses produtores já estão calejados por serem enganados. O que acontece no campo, e ai eu falo por experiência própria, é que quando você chega nessas propriedades querendo ajudar, eles sempre ficam com um pé atrás no início e muitos deles confessam, com o tempo, que estão cansados de acreditar naqueles que oferecem ajuda, pois muitos só querem empurrar produtos, muitas vezes ditos milagrosos, a esses produtores, que, como já dito antes, tem baixa escolaridade. E ai depois de receberem várias informações incorretas e gastar o tão suado dinheiro naquela esperança de melhorar e muitas vezes não verem resultado, quando chega um projeto que realmente te por objetivo ajudá-los eles não querem mais. Isso é triste!

Porém acredito que projetos como esse são de extrema importância pois a produção de leite em sua grande parte vem desses produtores e garantir que eles tirem leite com qualidade e de forma eficiente impulsiona a cadeia leiteira adiante. Conheço diversos projetos que tiveram sucesso e muitos mais deviam ser criados!

E eu diria mais, além de projetos de assistência, é muito importante que projetos sejam desenvolvidos a fim de levar a educação a essas áreas. Projetos como alfabetização de adultos, implantação de escolas e transportes públicos de qualidade, e cursos voltados a tecnificação da família, já que em muitas dessas propriedades são familiares.

Eu gosto muito da forma como o SENAR leva a informação ao campo, com cursos práticos que ensinam os produtores e suas famílias a aproveitarem ao máximo suas terras e acho que são instituições assim que trazem desenvolvimento ao campo.

Como sempre, aqui no Brasil, esbarramos na educação como a base dos problemas sociais.
O dia que todos tiverem acesso a ela teremos um país muito melhor


Abraço

Até o próximo post.






Referências:

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária – PNERA. Brasília, 2005.


EMBRAPA. Produção de leite com qualidade em projeto de assentamento: A intervenção como inovação. Juiz de Fora: EMBRAPA GADO DE LEITE, 2008.


BRASIL. Instrução Normativa 51 - Ministéria Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA. Brasília, 2002


sábado, 26 de janeiro de 2013

AFFECTION IS THE BASE


Today I saw an article at Globo Rural website (a brazilian tv program about agrobusiness)  about a cow that is walking with the help of a prosthetic leg.



Follow the link for the ones who want to watch it:

The video shows a cow, apparently beloved by owners, that broke a leg and euthanasia was recomended, which ends up being the standard procedure in these cases, but the producers didn't give up on her and found a prosthetic to make a prosthesis for her and I think she is adjusting just well! She is already giving some small steps =D

I always admired the relantionship between some Milk Producers, specially the medium and small ones, with their animals.

I remember to face situations like this when I arrived in a farm:

"Oh... today Neguinha (cow's name) didn't wake up feeling well! She's too quiet."
or

"Petunia usually eats pretty well but today she didn't even touch the food! I'm worried about her!"

They always treat animals by name, observing each small change in behaviour and also treat than as well as possible so that they can recover, as they were big pets!

I always thought that if all the producers were like this animal suffering would be minimum!

But than I ask myself about the large producers. It's almost impossible to treat cows by names in this situation!
How to take care of big herds and garantee that all animals are being watched like individuals not numbers?!

In big herd cows are treated as numbers, and number that are supposed to give profit! Many times these animals don't have any conections with workers and even less with the owners.

Although I know producers with more than 200 cows in lactation who know all animals by name or know who is each cow in the herd, I also recognize that it is difficult to maintain large herds that kind of care for each individual animal.

In my opinion as larger the herd as better the administration must be.
As soon as these animals are treated like numbers all the indexes must be followed carefully. As an example: 
The number of culled animals increased. It must be investigated!!!
or
The number of lame cows increased. WHY?!

Each small change must be observed and investigated! This way the herds will be treated as the whole thing but maybe it will be possible to identify problems before animals start suffering.

In large farm another problem is that is necessary to hire a lot of people. Nowadays, I believe, is dificult to find skilled workers in any place in the world.

Trainning all these people is expensive but essencial for the well functioning of a dairy farm.
But it is not the only thing.
You must ensure that employees are satisfied with their work.

Farms where workers are happy and satisfied produce more and animals suffer less for sure!!!

But why did I get to this point?! Well this week in the USA a big milk producer had to punish some workers for mistreatment animals and had a video posted on the Internet.


The video is in the end of the page as show the picture.

Here is the link: 

The video has some very strong scenes! I could not watch until the end!

I wonder who's to blame in this case. I agree that the owner had no way of knowing what was going on all his farms much less with all his animals as his herd is huge.

But I consider this to be a huge administrative fail. probably these workers were not satisfied or not even liked to work with cows. In the end who paid a high price were the poor cows.

This producer was not penalized, only employees are responding process and I think it is wrong at least in the form of a fine he had to be penalized YES! He is responsible for the animals no matter how many he has!!

The message today is that care is important regardless of the number of animals you have. The closer a producer is with his his animals greater the return of his farm. And I have no doubt about it!

And just to finish I'll let this picture of this cute girl who comes to the parlor first and stay there until the end of the milking to be petted  by the folks in the parlor =D


Picture taken at the Dairy and Education Research Centre of the
University of British Columbia (UBC) - Agassiz-BC/ Canada

IN THE END CARE IS THE SECRET FOR THE SUCCES IN MILK PRODUCTION!


All best whises

Have a great weekend

see you =D




O CARINHO É A BASE!

Hoje vi uma reportagem no globo rural sobre uma vaca que está andando com a ajuda de uma prótese.




Segue o link para quem quiser assití-la:

No vídeo uma vaca, pelo visto querida pelos proprietários, quebrou a pata e muitos indicaram a eutanásia, que acaba sendo o procedimento padrão nesses casos, porém os produtores não desistiram e procuraram um protético para fazer uma prótese para ela e me parece que ela está se adaptando bem! Já dá até alguns passinhos =D

Sempre achei maravilhosa a relação de alguns produtores de leite, principalmente médios e pequenos, com seus animais. 


Me lembro de chegar em propriedades e escutar descrições como:
"Ah... hoje a Neguinha não acordou bem não! tá amuada!"
ou

"A Petunia come muito bem mas hoje nem relou na comida! Estou preocupado com ela!!!"

Sempre tratando os animais pelo nome, observando cada pequena mudança que apresentam e ainda tentando tratá-los da melhor maneira possível para que se recuperem, como se elas fossem grandes pets! 

Sempre pensei que se todos os produtores fossem assim o sofrimento animal seria bem menor! 

Mas ai me pergunto e quanto aos grandes produtores?! É quase impossível saber o nome de todas elas!!!
Como cuidar de grandes rebanhos e garantir que todos os animais sejam assistidos de tal forma!?

Em grandes fazendas as vacas se tornam números, e números que tem que dar lucro! Muitas vezes esses animais não tem nenhuma identidade com os funcionários e muito menos com o proprietário.

Apesar de conhecer produtores com mais de 200 vacas em lactação que tratam animais pelo nome ou então que conhecem cada animal do seu rebanho, também reconheço que para grandes rebanhos fica difícil manter esse tipo de cuidado individual para cada animal.

Na minha opinião quanto maior a fazenda melhor tem que ser a administração. 
Já que esses animais se tornam números então que os índices zootécnicos sejam acompanhados com cuidado. Por exemplo: Houve um aumento no número de animais descartados.Investigue as causas!!!! ou ainda aumentou do números de animais claudicando (mancando). Porque?!
Cada pequena mudança de índices zootécnicos tem que ser observado!!! Assim o rebanho será tratado como um todo, mas talvez seja possível identificar falhas antes que os animais sofram!
  
No caso de grandes fazendas leiteiras um outro problema é o grande número de funcionários. Hoje em dia, acredito eu, é difícil encontrar mão de obra especializada para trabalhar com vacas leiteiras em qualquer lugar do mundo.

Treinar os funcionários é dispendiosos porém é essencial para que a propriedade funcione bem. 
E não só isso. 
É necessário garantir que os funcionários estejam fsatisfeitos com seu trabalho. 

Propriedades que tem funcionários felizes e satisfeitos produzem mais e os animais sofrem menos com certeza!!!

Porque cheguei a esse ponto?! Bom... essa semana saiu a notícia sobre um grande produtor dos EUA que puniu alguns funcionários por maus tratos e teve um vídeo divulgado na internet.


O video está no final da página como mostra a figura.

O link é esse: 

O vídeo tem cenas bem fortes! eu mesma não consegui chegar até o final direito.

Me pergunto de quem é a culpa nesse caso. Concordo que o dono não tinha como saber o que estava rolando em todas as suas fazendas muito menos com todos os seus animais já que o rebanho dele é imenso.

Porém considero esse fato uma falta administrativa bem grande. Provavelmente esses funcionários estavam insatisfeitos ou nem mesmo gostavam de trabalhar com vacas. E no final quem pagou o preço foram os pobres animais.

Esse produtor não foi penalizado, somente os funcionários estão respondendo processo e isso eu acho errado seja pelo menos em forma de multa ele tinha que ser penalizado SIM! Ele é responsável pelos animais não importa quantos ele tenha!!!!

Enfim o que eu queria deixar de menssagem hoje é que o cuidado é importante não importa o número de animais que você tenha. Quanto mais próximo um produtor se manter de seus animais maior será o rendimento de sua propriedade e isso falo sem dúvida!


E para acabar deixo a foto dessa menina fofa que todos os dias entrava primeiro na ordenha e ficava no cantinho até o final do seu curral ser ordenhado só para ganhar uns mimos da galera da ordenha =D

Foto tirada no Centro de Educação e Pesquisa em Gado Leiteiro da
Universidade da Columbia  Britânica (UBC) - Agassiz- BC/Canadá


O CARINHO, NO FINAL DAS CONTAS, É O SEGREDO PARA O SUCESSO NA PRODUÇÃO DE LEITE!



Abraço a todos

Boa Noite

P.S. Tomorrow I'll post it in English =D
Good night










terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PORTA PAPEL TOALHA

Continuando no assunto criatividade e uso de produtos recicláveis em propriedades de leite, hoje vamos aprender a fazer um PORTA PAPEL TOALHA usando um galão de detergente vazio.

Aprendi como fazer esse PORTA PAPEL TOALHA em um Curso de Manejo de Gado Leiteiro do SENAR e sempre que posso ensino os produtores como fazê-lo pois ajuda muito ter esse tipo de acessório, principalmente dentro da sala de ordenha.

É bem simples e dura bastante...

Então vamos lá!

Primeiro os materiais necessários:

Galão de detergente vazio (limpo e seco); estilete; caneta de retroprojetor; tesoura; e barbante.


Em seguida marque o galão da seguinte forma:




Então recorte nas linhas marcadas:




Seu PORTA PAPEL TOALHA está quase pronto =D





Agora é só decorar como você preferir:

No meu caso colei papel contact amarelo na tampa ;)



Então passe o barbante pelo buraquinhos feitos em cima do galão:


Fixe na tubulação da sala de ordenha (no meu caso no corrião da escada, por falta de uma sala de ordenha por perto hehe), encha de papel toalha e está pronto para usar!



Espero que gostem da dica


Tenham um ótimo dia!


Abraço

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A CRIATIVIDADE É TUDO

Sempre achei um máximo a criatividade dos pequenos produtores para inventar ferramentas.
Muitas vezes eles criam para reduzir custos e os resultados são ótimos.



Os cochos são um grande exemplo de criatividade em propriedades de leite.Olha aí:

No sentido horário cocho de balde e de cano pvc, cocho feito com pneu usado, cocho feito com caixa d'água e cocho de madeira apoiado na árvore


Até aqueles tão conhecidos cochos azuis feito de tambor é um exemplo clássico de algo que começou a partir da criatividade de alugum produtor. No início era fácil encontra-los de graça, pois eram jogados fora. Hoje em dia já são fabricados para esse fim e tem seu custo.


Cocho feito de tambor.

Mas não somente os cochos são os alvos da criatividade dos produtores.
Nos meus estágios e andanças por ai já vi muita coisa interessante.

Achei legal fazer aqui uma série sobre esses itens criados, na maioria feitos com produtos reciclados, mostrando também como fazê-los.

Para a galera que trabalha com extensão rural as dicas podem ser bem legais =D


Começamos  hoje aprendendo como fazer um copo de desinfetar tetos (pré e pós dipping) usando frascos de detergente vazios como esse:



Então vamos lá:

Primeiro o material necessário

Da esquerda para direita: estilete, tesoura, cola instantânea, caneta de retroprojetor e fita.




Frascos vazios de detergente.


Depois que já tiver tudo em mão inicie cortando um dos frascos como mostra as figuras abaixo:








Pegue então o frasco inteiro envolva o bico com uma fita adesiva de forma que ele encaixe no buraco feito no outro frasco, como a seguir:





Em seguida vede a ligação entre os frascos, eu usei cola instantânea, funciona bem =D





Importante retirar aquele biquinho dosador do frasco para facilitar encher o copo de desinfetar tetos.



Para utilizá-lo é simples. Aperte o frasco e encha o copo de solução quando soltá-lo o frasco se enchera do produto escolhido para fazer o pré e pós dipping.



Para encher o copo é só apertar o frasco utilize nos tetos e cada vez que precisar encher é só apertar o frasco novamente =D



Espero que gostem da dica ;)



O próximo tópico será um porta-papel toalha=D



CRIATIVIDADE! Essa é a palavra =D




Até mais



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Animal Welfare Classes in Brazil


As some friends from abroad asked me to write also in English so that they could follow the blog easier here we go


Thanks Ulrike for the message by the way ;)


I thought a lot about what should I write about in my first post from 2013 and I decided to write about my biggest wish for the Animal Welfare Science here in Brazil which is the inclusion of Animal Welfare Classes in all the Universities in the country for the courses of Veterinary Medicine and Animal Science.


Both Vet and Animal Science students seem to have a resistance for classes about Animal Welfare. This classes many times are not taken seriously by students. They think for some reason that it's not that important =/


Vet students are really focused in diseases, treatments, reproduction. Very often this students forget that being a Vet is not only this. I say it because I was like that when I was in vet school.

Not that I think all this areas are not important...  far from me to judge like this! I believe all classes are extremely important for our graduation as vets but I also thing that universities fail in graduating complete professionals.  Those ones who will understand the whole thing. It doesn't matter if you're are the best in big animals clinics if you don't know anything about the daily routine in the farms.

Many vet students think that if they only take care of animals' health they are already taking care of animals' welfare but remember that welfare is not only being healthy. We need to use our knowledge in all this areas to think together about how to ensure animals a good life.

The Animal Science students are very focused in production. In this course it says a lot about meat, egg, milk production and so on... The word for the most part of them is efficiency! How to feed so that the production increases or how to improve a system so that the productivity increases. However what many students forget is that if you improve WELFARE you can also reach the desired efficiency!

Working on housing systems, for example,  to ensure better welfare for the animals can reduce many problems that may lead to animal culling, as lameness for example, and also improve production.

Animal Science professionals are really important for the Animal Welfare Science!!!

Nowadays in Brazil there aren't many researches in Animal Welfare that fits in our reality. When we think about Dairy Cows the number is even lower.

What is missing?

It's missing professionals interested in this area... The root of the problem is that students are not exposed to the topic in the right time and when they are it's not always done in the right way.

I'd like to invite  Carolina Lorena Hohl Abrahao to write a bit about the inclusion of Animal Welfare classes in the Brazilian Universities as it was the topic of her final work... would you like it?

Well... that's it


I hope you have a great day


see you in the next post


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O ensino do Bem-Estar Animal no Brasil

Pensei muito sobre o que escrever no primeiro post de 2013 e decidi escrever sobre o meu maior desejo para a Ciência do Bem-Estar Animal aqui no Brasil que é a inclusão da disciplina de Bem-Estar na grade de todas as Universidades do país para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Tanto alunos da Veterinária quanto da Zootecnia tem uma certa resistência a disciplinas relacionadas ao Bem-Estar Animal. Esta muitas vezes é levada como uma disciplina sem importância, e não é tomada a sério pelos estudantes. 

Os alunos da Veterinária estão muito focados na doença, tratamento, reprodução e afins. Muitas vezes esses alunos se esquencem que a Veterinária não é só isso. E falo de cadeira, na minha época de faculdade eu também era assim. 

Não que eu ache essas áreas sem importância, longe de mim achar isso! Eu acredito que todas as disciplinas são de extrema importância para nossa formação como médicos veterinários porém eu também acho que as faculdades falham em formar profissionais completos. Aqueles que se preocupam em entender a situação como um todo. Não adianta na minha opinião ser um ótimo clínico de grandes animais se você não souber o dia-a-dia do campo.

Muitos alunos de Veterinária acham que só por cuidarem dos animais já estão cuidando do bem-estar dos mesmos mas lembrem-se que Bem-Estar não é só estar saudável. Temos que usar nossos conhecimentos nessas diversas áreas para pensarmos juntos como garantir uma boa vida para os animais,

Já os alunos da Zootecnia estão muito focados na produção. Se fala de produção de carne, ovos, leite... A palavra para a maior parte desses alunos é eficiência!Como alimentar para que se produza mais, como aprimorar sistemas para aumentar produtividade. Porém o que muitos alunos se esquecem que melhorias de Bem-Estar também podem melhorar a tão desejada eficiência!

Trabalhar e sistemas de confinamento, por exemplo, a fim de garantir maior conforto aos animais pode reduzir inúmeros problemas que podem culminar em descarte de animais, como o caso da  claudição, e ainda melhorar índices produtivos.

Profissionais da área de Zootecnia são de extrema importância para a Ciência do Bem-Estar.

Hoje no Brazil existe muito pouca pesquisa em relação ao Bem-Estar que se encaixe na nossa realidade. Quando se fala de gado de leite então o número é ainda menor. 

O que nos falta?

Faltam profissionais interessados na área... E a raiz do problema é que os alunos não são expostos ao tema na hora certa e quando são nem sempre da forma correta.


Bom fico por aqui...





Abraço a todos



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FELIZ 2013!

Desejo a todos um excelente ano!

Que 2013 traga muita paz, felicidade e realizações

E a todos os produtores de leite que esse seja um ano de resfriadores cheios e bons preços pago pelo leite =D