sexta-feira, 17 de maio de 2013

Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite


Boa tarde galera!



Esse post vai para todos aqueles que se interessam pela cadeia leiteira 



             Entre os dias 25 e 26 de junho vai acontecer o Simpósio Paranaense dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite na Universidade Estadual de Londrina.

      No evento importantes pesquisadores, produtores, técnicos e outros profissionais da área estarão reunidos para falar de leite. Um importante momento para discutir os problemas da cadeia, buscar soluções, saber das novidades e conhecer as atividades dos Centros Mesorregionais de Excelência em Tecnologia do Leite do Paraná.
                 



              Se você faz parte da cadeia do leite, não pode perder esta oportunidade!!!!




             Enriqueça o evento mandando artigos e participando das discussões.



Segue o link, para maiores informações:


terça-feira, 7 de maio de 2013

AMBIENTE NATURAL vs. AMBIENTE IDEAL


Hoje gostaria de colocar um tema um tanto quanto polêmico para discussão:


 "O que seria o ambiente natural dos bovinos?" 
"Qual seria o ambiente ideal?"

Tenho certeza que você acabou de pensar em um pasto verdinho e um rebanho bonito andando pra lá e pra cá, e deve estar pensando ai: "Ah isso é fácil de responder!!!" mas será que é mesmo?



Quando se tenta definir condições naturais ou ambientes naturais para os animais domésticos as dificuldades são inúmeras. Para muitas espécies, a longa história de domesticação torna difícil a definição do que é ambiente e comportamento natural, uma vez que a interação com humanos mudou muito as trajetórias das raças, como é o caso dos bovinos  (FRASER, 2012).

Os ancestrais dos bovinos domésticos, se extinguiram a várias centenas de anos e a análise genética mostra que o gado doméstico divergiu dessas espécies selvagens centenas de anos atrás (RITZ et al., 2000), isso torna difícil determinar o quanto a domesticação influenciou o comportamento e também se as raças modernas mantiveram ou não o comportamento de seus ancestrais (RUSHEN et al, 2008), impossibilitando, muitas vezes, a utilização de informações de comportamento de ancestrais selvagens dos bovinos para avaliar quais comportamentos são naturais para o gado doméstico.

Ao longo desse processo de domesticação, não podemos esquecer que também ocorreu o processo de intensificação da produção, onde não só a genética foi alterada a fim de aumentar a produção mas também ocorreu a criação de sistemas de criação, tanto de confinamento quanto a pasto, e junto a tudo isso aconteceu uma seleção de animais mais adaptáveis às condições de criação, essa seleção muitas vezes involuntária é o que torna ainda mais difícil definir qual o ambiente natural e ideal para os bovinos.

Atualmente vacas leiteiras confinadas são criadas em condições que nós consideramos muito pouco "naturais", gerando diversas fontes de problemas quanto ao bem-estar, no entanto alguns desses problemas poderiam ser resolvidos ou reduzidos se os animais fossem mantidos em condições mais “naturais”. Mas que condições seriam essas se ainda nos é difícil definir o que é ambiente natural dos bovinos?
          
Um fator muito importante quando se fala de ambiente natural é a ADAPTAÇÃO. Os bovinos são animais extremamente adaptáveis, portanto se essa naturalidade da qual estamos falando for analisada não como ambiente natural, nem em termos de comportamento normal, mas sim em termos de adaptação natural que os animais adquirem, alguns desses confundimentos podem ser evitados (FRASER 2012).


 Para se exemplificar esse conceito vamos pensar no gado leiteiro. O ambiente natural de vacas leiteiras, na nossa concepção, deveria ser um pasto, onde elas poderiam expressar seu comportamento natural (pastar, ruminar, viver em rebanhos e se reproduzir) com a menor intervenção humana possível, certo?!
No entanto se pensarmos nessa condição como o melhor bem-estar para esses animais devemos ponderar que, nessas condições os animais estariam predispostos a doenças além do estresse causado por predadores e possível falta de alimento e ainda ter que lidar com frio, chuva ou calor excessivo, dentre outros desafios. Enquanto que se estivessem confinadas estariam protegidas da maioria das intempéries presentes no ambiente natural, porém seu comportamento natural estaria comprometido. 
Nesse sentido poderíamos concluir que o confinamento proporcionaria melhor qualidade de vida às vacas leiteiras, mesmo alterando seu comportamento natural. A razão para tal conclusão seria a possível adaptação desses animais a tal ambiente e também a ausência das fontes estresse presentes no meio que  consideramos natural. 
No entanto sabemos que sistemas de confinamento podem afetar tanto comportamento quanto a saúde de vacas leiteiras confinadas quando não construído de forma correta (Nordlund e Cook, 2003). Mas e se proporcionarmos adequações dos sistemas a fim de garantir maior conforto, não seria o confinamento um ambiente ideal para esses animais?
Além disso, em muitos sistemas de confinamento os animais não tem nenhuma ou muito pouca experiência no pasto e se forem soltos no pasto não seria essa uma fonte ainda maior de estresse, uma vez que seu ambiente "natural" seria o confinamento nesse caso?
Porém, o contrário também se torna verdadeiro. Se voltarmos a nossa concepção de ambiente natural (pasto, sem interação com seres humanos e fontes de estresse) podemos pensar que em condições de pastagem onde as devidas adequações como sombra, água disponível e controle de verminoses e doenças, além de um bom manejo de pastagens podem ser considerada com um ambiente ideal certo?! Mesmo que o pasto também possa afetar o comportamento e saúde dos animais se não for bem manejado.

E também da mesma forma um animal que nunca pisou em um confinamento pode sofrer (e muito) até se adaptar a essas condições.

Frente a tudo isso se encaixa o termo de bem-estar ideal, onde um ambiente ideal seria aquele onde saúde básica, estado afetivo e as adaptações naturais se encaixam:


         É esse um dos maiores desafios da ciência do bem-estar, quando se trata de bovinosdefinir qual método de criação proporciona melhor qualidade de vida aos animais, sem pensar no que é o natural mas sim o que é ideal, uma vez que o ambiente natural já se afastou dos nossos bovinos domésticos a muito tempo.

TENHAM UM ÓTIMO DIA!!!!