sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alojamento Individual prejudica o aprendizado reverso em bezerros leiteiros.

Olá galera me desculpe a demora para colocar um novo post aqui no blog...
a vida andou corrida nos últimos dias =D

Mas vamos lá! Dando sequência as pesquisas apresentadas no 47° ISAE hoje vou falar sobre o
trabalho do aluno da UFSC Ruã Daros na  realizado UBC.

Gostaria primeiramente de agradecer o Ruã por disponibilizar o material para postagem no blog.



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Alojamento individual prejudica o aprendizado reverso em bezerros leiteiros



        Os animais zootecnicos durante sua vida produtiva são frequentemente confrontados por mudanças; que podem ser simples como a mudança de um curral para outro, ou totalmente novas como adaptação a comedores automáticos, ordenhadeira robótica, dentre outras.
         O que a pesquisa vem tentando solucionar atualmente é se a criação em grupos pode ajudar os animais a lidar com esses desafios. A maioria dos produtores de leite criam seus bezerros individualmente a fim de evitar a transmissão de doenças, no entanto esse tipo de criação limita a oportunidade dos bezerros de brincar e realizar outros comportamentos sociais (Faerevik et al., 2006, Jensen et al., 1997). Em outros animais, estudos apontam que isolamento social prejudica o desenvolvimento cerebral e cognitivo e consequentemente a flexibilidade comportamental desses animais pode ser reduzida (ver revisão Fone & Porkess, 2008).

     Uma forma de se avaliar a flexibilidade comportamental é a utilização do APRENDIZADO REVERSO, que vai testar a capacidade do animal de inibir e modular os padrões de comportamento aprendidos anteriormente.


As perguntas a serem respondidas com a pesquisa realizada pelo Ruã foram: 


A criação em grupo afeta o desempenho cognitivo dos bezerros?


A criação em grupo pode afetar a aprendizagem de discriminação inicial e a aprendizagem reversa?



Animais: criados em grupo (figura a esquerda) e individualmente (figura a direita).


        MATERIAL E MÉTODOS


Os bezerros foram criados individualmente (n=7) ou em grupo (n=8) com outros bezerros e vacas.

Os bezerros foram treinados, usando uma tarefa de ir/não-ir, 2 vezes ao dia começando aos 5 dias de idade para discriminar entre duas cores em uma tela, branco e vermelho.

Semelhante ao que foi feito pela Heather (que vimos em uma postagem anterior), o treinamento realizado nesse estudo aconteceu da seguinte forma: quando tocavam a tela positiva ganhavam leite e quando tocavam a tela negativa ficavam 1 minuto sem contato com o treinador ou leite. Como mostra a figura a seguir: 




A fase de discriminação começava assim que os bezerros aprenderam a responder ao estímulo positivo (mais de 90% de respostas corretas - 20 estímulos positivos por sessão). 
Cada sessão consistia de 20 estímulos positivos e 2, 4 e 6 estímulos negativos, aumentando nas sessões de 1 a 3 consecutivamente. Para a fase de discriminação o critério de aprendizagem era definido quando o animal atingia 100% de respostas corretas para o estímulo negativo por 2 sessões consecutivas.
Então os estímulos de treinamento eram revertidos de forma que as telas tinham significados opostos da fase de discriminação ( como mostra a figura a seguir) e o treinamento era continuado por mais 13 sessões


Foi avaliado portanto o número de animais que conseguiram alcançar o critério de aprendizagem após o revertimento das telas, comparando os animais criados em grupo e individualmente

Segue o vídeo do treinamento

(é o mesmo que postei anteriormente mas tenho certeza que vocês não se cansarão de ver essa fofura!)







RESULTADOS

Na fase de discriminação os bezerros atingiram o critério de aprendizagem em 9.67 + 2.29 sessões em média, sem diferença significativa entre os tratamentos.



Na fase de aprendizagem reversa, 7 dos 8 bezerros criados em grupo foram capazes de alcançar o critério de aprendizagem (após 10.29 ± 2.43 sessões em media), no entanto apenas 1 dos 7 bezerros criados individualmente conseguiram alcançar o critério (após 10 sessões) (Fisher-exact test; P=0.008)







CONCLUSÕES



Os sistemas de criação podem afetar o desempenho cognitivo de bezerros leiteiros.
A criação individual prejudica a reversão de aprendizagem e pode levar ao desenvolvimento de rotinas de comportamento inflexível.



REFERÊNCIA
DAROS, R. R.; COSTA, J. H.; VON KEYSERLINGK, M. A. G.; HOTZEL, M. J.; WEARY, D. M. Individual housing impairs reversal learning in dairy calves. In: 47° Congress of the ISAE, 2013, Florianópolis: Anais do 47° Congress of the ISAE. p.88.

e-mail do autor para contato e dúvidas: rrdaros@gmail.com