Olá galera me desculpe a demora para colocar um novo post aqui no blog...
a vida andou corrida nos últimos dias =D
Mas vamos lá! Dando sequência as pesquisas apresentadas no 47° ISAE hoje vou falar sobre o
trabalho do aluno da UFSC Ruã Daros na realizado UBC.
Gostaria primeiramente de agradecer o Ruã por disponibilizar o material para postagem no blog.
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Alojamento individual prejudica o aprendizado reverso em bezerros leiteiros
Os animais zootecnicos durante sua vida
produtiva são frequentemente confrontados por mudanças; que podem ser simples
como a mudança de um curral para outro, ou totalmente novas como adaptação a
comedores automáticos, ordenhadeira robótica, dentre outras.
O que a pesquisa vem tentando solucionar atualmente é se a criação em grupos pode ajudar os animais a lidar com esses desafios. A maioria dos produtores de leite criam seus bezerros individualmente a fim de evitar a transmissão de doenças, no entanto esse tipo de criação limita a oportunidade dos bezerros de brincar e realizar outros comportamentos sociais (Faerevik et al., 2006, Jensen et al., 1997). Em outros animais, estudos apontam que isolamento social prejudica o desenvolvimento cerebral e cognitivo e consequentemente a flexibilidade comportamental desses animais pode ser reduzida (ver revisão Fone & Porkess, 2008).
Uma forma de se avaliar a flexibilidade comportamental é a utilização do APRENDIZADO REVERSO, que vai testar a capacidade do animal de inibir e modular os padrões de comportamento aprendidos anteriormente.
O que a pesquisa vem tentando solucionar atualmente é se a criação em grupos pode ajudar os animais a lidar com esses desafios. A maioria dos produtores de leite criam seus bezerros individualmente a fim de evitar a transmissão de doenças, no entanto esse tipo de criação limita a oportunidade dos bezerros de brincar e realizar outros comportamentos sociais (Faerevik et al., 2006, Jensen et al., 1997). Em outros animais, estudos apontam que isolamento social prejudica o desenvolvimento cerebral e cognitivo e consequentemente a flexibilidade comportamental desses animais pode ser reduzida (ver revisão Fone & Porkess, 2008).
Uma forma de se avaliar a flexibilidade comportamental é a utilização do APRENDIZADO REVERSO, que vai testar a capacidade do animal de inibir e modular os padrões de comportamento aprendidos anteriormente.
As perguntas a serem respondidas com a pesquisa realizada pelo Ruã foram:
A criação em grupo afeta o desempenho cognitivo dos bezerros?
A criação em grupo pode afetar a aprendizagem de discriminação inicial e a aprendizagem reversa?
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MATERIAL E MÉTODOS
Os bezerros foram criados individualmente (n=7) ou em grupo (n=8) com outros bezerros e vacas.
Os bezerros foram criados individualmente (n=7) ou em grupo (n=8) com outros bezerros e vacas.
Os bezerros foram treinados, usando uma tarefa de ir/não-ir, 2 vezes ao dia começando aos 5 dias de idade para discriminar entre duas cores em uma tela, branco e vermelho.
Semelhante ao que foi feito pela Heather (que vimos em uma postagem anterior), o treinamento realizado nesse estudo aconteceu da seguinte forma: quando tocavam a tela positiva ganhavam leite e quando tocavam a tela negativa ficavam 1 minuto sem contato com o treinador ou leite. Como mostra a figura a seguir:
A fase de discriminação começava assim que os bezerros aprenderam a responder ao estímulo positivo (mais de 90% de respostas corretas - 20 estímulos positivos por sessão).
Cada sessão consistia de 20 estímulos positivos e 2, 4 e 6 estímulos negativos, aumentando nas sessões de 1 a 3 consecutivamente. Para a fase de discriminação o critério de aprendizagem era definido quando o animal atingia 100% de respostas corretas para o estímulo negativo por 2 sessões consecutivas.
Então os estímulos de treinamento eram revertidos de forma que as telas tinham significados opostos da fase de discriminação ( como mostra a figura a seguir) e o treinamento era continuado por mais 13 sessões
Foi avaliado portanto o número de animais que conseguiram alcançar o critério de aprendizagem após o revertimento das telas, comparando os animais criados em grupo e individualmente
Segue o vídeo do treinamento
(é o mesmo que postei anteriormente mas tenho certeza que vocês não se cansarão de ver essa fofura!)
RESULTADOS
Na fase de discriminação os bezerros atingiram o critério de aprendizagem em 9.67 + 2.29 sessões em média, sem diferença significativa entre os tratamentos.
Na fase de aprendizagem reversa, 7 dos 8 bezerros criados em grupo foram capazes de alcançar o critério de aprendizagem (após 10.29 ± 2.43 sessões em media), no entanto apenas 1 dos 7 bezerros criados individualmente conseguiram alcançar o critério (após 10 sessões) (Fisher-exact test; P=0.008)
CONCLUSÕES
Os sistemas de criação podem afetar o desempenho cognitivo de bezerros leiteiros.
REFERÊNCIA
DAROS,
R. R.; COSTA, J. H.; VON KEYSERLINGK, M. A. G.; HOTZEL, M. J.; WEARY, D.
M. Individual housing impairs reversal learning in
dairy calves. In: 47° Congress of the ISAE,
2013, Florianópolis: Anais do 47° Congress of the ISAE. p.88.
e-mail do autor para contato e dúvidas: rrdaros@gmail.com
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