terça-feira, 20 de novembro de 2012

FREEDOM STALL

Hoje vou falar um pouquinho sobre um sistema que conheci no Canadá e achei interessante...

Como comentei no artigo anterior o free-stall pode causar injurias e desconforto aos animais dependendo de sua configuração.

Alguns estudos tem buscado alternativas para melhorar esse sistema e uma alternativa interessante foi a criação do freedom stall


Fazenda comercial no Canadá que está testando o freedom stall.

Nesse sistema as partições são flexíveis (parecem canos de pvc, mas não quebram com facilidade)
e são colocadas a certa altura do chão o que possibilita aos animais maior conforto na hora de deitar e levantar.

A cama utilizada, nesse caso, é colchão de borracha com sepilho, mas acredito que outra alternativa, ainda mais confortável seria a cama de areia funda.

Um único aspecto não me agrada muito nesse sistema, a fim de manter a cama limpa, o limitador de pescoço fica numa posição bem restritiva, o que dificulta que o animal permaneça com as 4 patas na cama.

Como as parições são flexíveis a retirada do limitador de pescoço poderia deixar a cama muito suja e aumentar a demanda de mão-de-obra para limpeza.

Ruud & Bøe (2011) avaliaram os efeitos do freedom stall no comportamento e preferência de vacas leiteiras e encontraram resultados interessantes.

Os autores encontraram que as vacas preferem deitar nas baias com partições flexíveis. Isso indica que os animais são capazes de distinguir entre os tipos de partições e que esse é um fator importante para elas.

A conclusão do estudo diz que apesar da preferência pelas baias com partições flexíveis, as conseuquência a longo prazo não estão claras porque não foram encontradas diferenças na utilização das baias quando os animais estavam restritos a um tipo de partição.

Nesse estudo foi utilizado um teste de preferência. Esse tipo de delineamento é bastante utilizado na area de bem-estar animal.

Acho interessante fazer um parênteses aqui para explicar um pouquinho como funciona:

Nesse delineamento os animais ficam restritos por um certo período nas opções a serem testadas. Então depois desse período de restrição é dado um período de escolha onde os animais precisam ter acesso livre aos tratamentos e de preferência com espaço suficiente para todos os animais em cada tratamento.

Assim os resultados dessa preferência nos mostrará o que é mais importante e confortável aos animais.

Segue um esquema simplificado de um teste de preferência



Bom... a mensagem de hoje é que a pesquisa vem buscando alternativas para os sistemas de confinamento a fim de proporcionar maior conforto aos animais, e perguntar aos animais o que eles preferem é uma boa forma de descobrir o que é melhor para eles  =D



O próximo tópico será sobre diferentes testes de preferência para vacas leiteiras


Até mais!



E para aqueles que estão curtindo um feriado... Bom descanso! ;)







RUUD, L. E.; Bøe, K. E.Flexible and fixed partitions in freestalls—Effects on lying
behavior and cow preference. 2011. J. Dairy Sci. 94 :4856–4862


Nenhum comentário:

Postar um comentário