terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que você sabe sobre a história da Ciência do Bem-Estar Animal?

O livro Understanding Animal Welfare do autor David Fraser trás uma descrição bem completa de como e porque surgiu a Ciência do Bem-Estar Animal.

Esse livro foi traduzido por José A. Fregonesi para o Português: Compreendendo o Bem-Estar Animal e está disponível para venda no website: http://www.uel.br/editora/portal/?content=../catalogo/catalogo-online-detalhes.php&codProduto=726)





Para aqueles que tem curiosidade aí vão alguns fatos interessantes:



O século XX foi marcado por conflitos, crises e evoluções. Após as Guerras Mundiais e a Grande Depressão a sociedade ocidental estava preocupada com a sobrevivência humana e as necessidades básicas. Nessa época questões relacionadas aos animais eram consideradas de baixa prioridade e a necessidade de expandir a produção de alimentos causou grande intensificação da dos sistemas de produção. Porém a retomada da economia, trazendo maior segurança e abundância nas décadas de 1950 e 1960, fez com que a sociedade começasse a prestar maior atenção aos problemas além das questões de sobrevivência.  Nesse contexto, após a publicação do livro Máquinas Animais de Ruth Harrison, inicia-se uma preocupação crescente quanto aos animais de produção criados em confinamentos 







O livro de Ruth Harisson foi publicado em folhetos semanais e falava das situação dos animais criados confinados, dentre eles porcos, galinhas e frangos, além de bovinos de corte e leite. A população que até então tinha uma visão bucólica das fazendas nem imaginava que esses locais lembrados pela paz, e animais soltos usufruindo da melhor forma o seu ambiente natural, estavam se transformando em Fazendas Industriais. Onde a produção e a redução de mão-de-obra e espaço eram priorizadas.
A partir daí inicia-se uma preocupação crescente da população quanto ao sofrimento dos animais de produção, que culminou na criação do Comitê de Brambell, pelo governo Britânico, que teve como objetivo  investigar o bem-estar dos animais de produção.
O comitê concluiu que mudanças deveriam ser feitas e principalmente que estudos fossem desenvolvidos a fim de responder quais seriam as mudanças a serem feitas nos sistemas de criação.
Surge então a Ciência do Bem-Estar Animal, a única ciência mandatória, ou seja, que surgiu à partir de uma exigência da população.



logo chegaremos ao gado de leite =P



Até mais!






2 comentários:

  1. Ótimas sugestões de leitura Cris!!
    Parabéns pela iniciativa...estou adorando isso aqui!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tati!
    O espaço está aberto e você quiser escrever algo também viu!
    bjo

    ResponderExcluir