quarta-feira, 6 de março de 2013

E AGORA?!

Hoje o assunto vai fugir um pouco do tema do blog. Na verdade queria compartilhar o meu sentimento ( e tenho certeza ser o de vários colegas também) quanto ao término de mais uma etapa na vida: o MESTRADO.

Começamos nossa graduação como médicos veterinários, zootecnistas ou agrônomos bem cedo,  por volta dos 18 anos, na maioria das vezes. O curso normalmente dura 5 anos, e são 5 anos puxados onde temos que escolher em que área trabalhar, qual estágio fazer e ao mesmo tempo dar conta das disciplinas e passar de ano. E além de tudo isso, lidar com a distância da família em muitos casos.

Porém quando chegamos ao fim desse período de estudo vem aquela fase do:
O QUE EU FAÇO AGORA!!!!

Acredito não ter sido a única que se formou e não se sentia pronta para enfrentar os desafios da profissão...

Mesmo assim essa é a hora em que começamos a batalhar por um espaço no tão sonhado mercado de trabalho. Mas como vencer essa batalha se a maioria das vagas exige experiência e as que não exigem querem pagar preços muito baixos pelo seu serviço?

Lembro certa vez de comparecer a uma entrevista de trabalho e escutar a seguinte frase:
Seu perfil é compatível com a vaga mas dentre os candidatos você é a única sem experiência, portanto você está fora do processo seletivo.

Sai daquela entrevista arrasada...

Onde é que compramos essa tal experiência!?

Se as empresas não estão interessadas em ensinar (alguém com potencial, lógico!) como é que fazemos para adquiri-la.

Quando nos vemos nessa batalha descobrimos então que pode ser um pouco mais complicado do que pensamos fazer o que se gosta!

É ai que muitos profissionais resolvem subir mais um degrau na profissão e tentar o Mestrado, na esperança de que a melhoria no currículo vai ajudar a conquistar melhores vagas.

Mas então, depois de 2 anos árduos de estudos e experimentos, vejo vários colegas naquela mesma situação da graduação: O QUE EU FAÇO AGORA!!!!


Quando se termina o mestrado você tem 2 opções: ou você se lança no doutorado ou você tenta conseguir um emprego.


No entanto a maioria das vagas de emprego hoje, não querem pagar mais por que você tem um mestrado.
Algumas (muitas) vezes não se é dado o devido valor ao seu esforço em conseguir um currículo melhor. O que ainda vale é a EXPERIÊNCIA!!!!

Agora me diga uma coisa: Aguentar o batidão de um mestrado não é adquirir experiência?!

Todos os que já passaram por esse tal de Mestrado vão entender exatamente o que estou falando.
A visão de que pessoas que fazem Mestrado SÓ ESTUDAM com certeza cercam todos aqueles que estão nesse barco.
Quando na verdade, não é bem essa a realidade! Se batalha duro para conseguir esse título.
Dependemos de bolsa para viver nessa fase e ainda esses anos não contam como período para aposentadoria, ou seja, sacrificamos alguns anos a mais na hora de nos aposentar em prol de um currículo melhor.

Fazer um Mestrado é uma experiência única e valiosa! É um período onde aprendemos lidar com dificuldades, superar obstáculos e muitas vezes enfrentar nossos medos.

Para aqueles que como eu estão naquela fase do: O QUE EU FAÇO DEPOIS DO MESTRADO, eu diria
Pensem bem antes de tomar o próximo passo.

Se sua vocação é a pesquisa, docência ou cargos concursados a melhor opção talvez seja o Doutorado

Mas se o seu objetivo é a área comercial, cuidado!
O mercado pode não estar preparado para pagar por um currículo tão bom quanto o teu.

Eu tenho muita vontade de fazer o Doutorado... Sempre quis trabalhar como docente em uma instituição de ensino, nesse momento não foi possível prestá-lo... acho que preciso de um tempinho para me preparar melhor para essa fase. Mas com certeza o título de Doutor faz parte da minha "wish list" (lista de desejos) =D

A mensagem que queria deixar a todos os colegas na mesma situação que eu é que vocês pensem e analisem quais são os seus reais objetivos antes de fazer suas escolhas.

E para as empresas eu queria dizer que está na hora de dar mais chances para aqueles que tem vontade para mostrarem o seu melhor!

Nós não só estudamos nós crescemos e tomamos maior consciência sobre a nossa profissão.




Abraço a todos

Tenham uma ótima noite

=D



Nenhum comentário:

Postar um comentário