sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Você sabe o que tem por tras de uma caixinha de leite?

Você sabe como é produzido o leite e outros tantos produtos que consumimos no dia a dia?

Garanto que a maioria das pessoas que não trabalham na área não tem nem idéia de como as coisas acontecem por trás de uma caixinha de leite.

Como é que podemos cobrar melhorias no bem-estar dos animais de produção se a grande maioria da população não tem nem idéia do que exigir?

Quando se pergunta a alguém se ela se importa com a forma com os animais são criados provavelmente 90% responderia que SIM porém na hora da escolha dos produtos no mercado elas se esquecem disso!

Um estudo realizado na UFPR demonstrou essa situação de forma bem clara:

Foi aplicado um questionário em mercados sobre a importância de quesitos como preço e qualidade e lá no meio do questionário estava a opção bem-estar animal.

Após o preenchimento do formulário as pessoas receberam informações sobre os métodos de criação dos animais e classificaram as opções novamente.

O quesito Bem-Estar de pouco valor na primeira avaliação pulou para uma das 3 primeiras colocações na segunda vez que o questionário foi preenchido.

E o mais interessante foi que diversas pessoas optaram por produtos que seguiam normas de Bem-Estar após receberem informações sobre os sistemas de criação.

Não quero dizer aqui que todos precisam saber dos processos de produção ou até mesmo o que rola dentro de um abatedouro. Mas sim que a indústria falha (conscientemente ou não) em transferir esse tipo de conhecimento a população.

Toda vez que se fala em produtos que valorizam o Bem-Estar a discussão sempre termina da mesma forma:
                      ESSES PRODUTOS SÃO MUITO CAROS!!!

Ai eu me pergunto... se as pessoas que tem condições de pagar um pouco a mais por esse tipo de produto o fizessem seria um estímulo para que os preço baixassem no futuro!

Mas a falta de informação faz com a grande maioria defenda o preço como fator limitante.

Muitos animais sofrem de diversas formas na produção de leite e em outras produções, e o pior é que esse sofrimento poderia ser amenizado por simples medidas muitas vezes.

Um exemplo simples disso seria o fornecimento de água aos animais, em muitas propriedades os animais precisam andar bastante para ter acesso a ela.

A implantação de cochos no pasto é sim um investimento, mas os benefícios aos animais e a produção podem ser significativos, especialmente na produção de leite.

E isso é só um exemplo, ainda tem doenças, estresse térmico, instalações inapropriadas...

Se produtos provenientes de locais onde o sofrimento animal fosse mínimo tivessem seu devido valor ético MUITO desse sofrimento seria evitado.

Mais uma vez venho apelar aos técnicos, alunos, docentes que atuam na produção leiteira
Vamos trabalhar juntos para garantir produtos de qualidade para as pessoas e os animais!

Tenham uma boa tarde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário