quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MELHORIAS NA EDUCAÇÃO A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS...

Após uma semana de muita discussão em uma disciplina muito produtiva do mestrado voltei para casa com um pensamento:

"Aqui no Brasil nosso maior problema é a educação."

Essa frase parece um chavão, e logo após a ela sempre vêm críticas as politicas do governo certo?!

Hoje eu queria ir um pouco a fundo nesse pensamento, deixando de lado os "PORQUÊS" da nossa educação ser tão falha.

Quando se fala de Bem-Estar Animal a resistência é geral... seja produtores, alunos e até mesmo professores... mas de onde vêm essa barreira quanto ao assunto?
ignorância?
falta de conhecimento?
desinteresse quanto aos animais?

Eu diria um pouco de tudo isso mas principalmente vem da falta de ENSINO DE QUALIDADE! e não é só na área não viu?!


Observando a história de outros países vemos que quanto maior o desenvolvimento maior é a preocupação quanto os animais e maior também a discussão em como tratá-los. Lembrando que quanto mais desenvolvido também melhor é a EDUCAÇÃO.

A Grã-Bretanha é um belo exemlo disso. No passado o cuidado com os animais, eu diria, era nulo (como já comentamos em posts anteriores) e hoje é a região do mundo com as melhores políticas de Bem-estar Animal.

Agora eu me pergunto....


Se no Brasil as pessoas que estão diretamente ligadas a produção tem toda essa resistência ao assunto como os consumidores vão exigir alguma mudança?

Hoje em dia no nosso país a preocupação gira em torno da PRODUÇÃO, as questões de Bem-Estar são deixadas de lado pela maioria.

Nossos produtores em sua grande parte não se importantam se uma animal não tem sombra, por exemplo, eles se importam se a vaca está produzindo bem. Se cair a produção ai sim a preocupação aumenta.

Nossos docentes, e aqui eu vou restringir as Universidades, muitas vezes se dedicam a uma área específica e esquecem que Bem-Estar Animal pode ser incluído em qualquer área.

Seja reprodução, nutrição, clínica ou qualquer outra disciplina a impressão que tenho é que muitos profissionais criam uma carapaça para se "proteger"de discussões sobre o assunto.

Muitos inclusive não respeitam bem-estar como ciência e não percebem que nosso objetivo, assim como o deles é tornar as produções mais eficientes e lucrativas do ponto de vista também do animal.

E se nossos docentes não se preocupam quem dirá os alunos. Se a mentalidade não mudar dentro das nossas Universidades não vai mudar nada no campo não!
Quando você entra em uma sala de aula a impressão que se tem é a de que os alunos acham a disciplina de Bem-Estar INÚTIL. É triste ver que as pessoas consideradas com o futuro da nossa nação em sua maioria pensam que questões de bem-estar e produção não combinam.

O que podemos fazer para mudar isso???

Na minha opinião, primeiramente se deve trazer mais pesquisas na área para o Brasil!
Não temos ainda muitos dados para nos basear em pesquisas feitas aqui. E nos basear em pesquisas de fora pode nos levar ao erro...

A criação de disciplinas de Bem-Estas Animal nas Universidades que tentem levar aos alunos uma visão mais ampla quanto ao assunto seriam uma outra alternativa.

E finalmente levar as pesquisas ao campo... por mais que os produtores não acreditem em muitas das técnicas de Bem-Estar garanto que quando os resultados chegarem mudarão seu ponto de vista.

Como exemplo a implantação de bancos de colostro em propriedades.
É sempre difícil convencer um produtor a implantá-lo, mas uma vez feito a melhora na saúde das bezerras é tão clara que o produtor adota a técnica no dia-a-dia.
Técnica essa que traz uma melhora considerável a vida desses animais.

Não penso que nosso país não tem solução, penso que por mais lento que seja o processo de conscientização sobre Bem-Estar Animal ele está ocorrendo.

A EDUCAÇÃO é o caminho!!!



Dia de campo com produtores de Leite das Redes de Referência. 
Essa é uma das muitas formas de transferência do conhecimento e pesquisa aos produtores, 
alunos, pesquisadores e produtores trabalhando juntos.


TENHAM UM ÓTIMO DIA!










Um comentário:

  1. Assim como vários nichos de mercado no Brasil, o mercado de produção de leite, por via de regra, é herdado de pai para filho, onde algumas técnicas de manejo antigas acabam repetindo-se até os dias de hoje. Eu acredito em um ambiente de produção onde possamos unir produtividade e cuidados com os animas a um custo adequado para garantir rentabilidade. Em visita junto com a Cristiane Abade a uma propriedade rural na região, pudemos constatar um fato (erro) simples e que faria uma grande mudança tanto em produção quanto em qualidade para as vacas em lactação: Nesta propriedade a sala de espera para a ordenha é descoberta onde as vacas estavam todas expostas a um sol de mais ou menos 35 graus sem água!!! Pergunta simples: Você ficaria assim por uma hora? Não, com certeza? Então porque deixar um animal neste estado!? A situação seria muito simples de ser resolvida somente com a colocação de um SOMBRITE e um COCHO para os animais ficaram melhor acomodados e ter disponibilidade de água. Certamente o impacto sobre o stress no animal seria muito menor o que faria com que ele mantivesse uma produção continua e uma vida útil produtiva muito maior. Acredito que aliada a educação, treinamento, utilização de técnicas simples e a quebra de paradigmas estabelecidos certamente teríamos um ambiente propício para o desenvolvimento do Bem Estar Animal aliado a rentabilidade dos negócios. Eu como consumidor ficaria imensamente satisfeito por saber que os produtos que estou consumindo estão livres de inseticidas, pesticidas e principalmente SOFRIMENTO. E até pagaria mais por isso!! Meu abraço a todos os produtores rurais que além de produzir para nos alimentar preocupam-se com os animais envolvidos e comprometidos em nossa alimentação diária.

    ResponderExcluir