sábado, 26 de janeiro de 2013

O CARINHO É A BASE!

Hoje vi uma reportagem no globo rural sobre uma vaca que está andando com a ajuda de uma prótese.




Segue o link para quem quiser assití-la:

No vídeo uma vaca, pelo visto querida pelos proprietários, quebrou a pata e muitos indicaram a eutanásia, que acaba sendo o procedimento padrão nesses casos, porém os produtores não desistiram e procuraram um protético para fazer uma prótese para ela e me parece que ela está se adaptando bem! Já dá até alguns passinhos =D

Sempre achei maravilhosa a relação de alguns produtores de leite, principalmente médios e pequenos, com seus animais. 


Me lembro de chegar em propriedades e escutar descrições como:
"Ah... hoje a Neguinha não acordou bem não! tá amuada!"
ou

"A Petunia come muito bem mas hoje nem relou na comida! Estou preocupado com ela!!!"

Sempre tratando os animais pelo nome, observando cada pequena mudança que apresentam e ainda tentando tratá-los da melhor maneira possível para que se recuperem, como se elas fossem grandes pets! 

Sempre pensei que se todos os produtores fossem assim o sofrimento animal seria bem menor! 

Mas ai me pergunto e quanto aos grandes produtores?! É quase impossível saber o nome de todas elas!!!
Como cuidar de grandes rebanhos e garantir que todos os animais sejam assistidos de tal forma!?

Em grandes fazendas as vacas se tornam números, e números que tem que dar lucro! Muitas vezes esses animais não tem nenhuma identidade com os funcionários e muito menos com o proprietário.

Apesar de conhecer produtores com mais de 200 vacas em lactação que tratam animais pelo nome ou então que conhecem cada animal do seu rebanho, também reconheço que para grandes rebanhos fica difícil manter esse tipo de cuidado individual para cada animal.

Na minha opinião quanto maior a fazenda melhor tem que ser a administração. 
Já que esses animais se tornam números então que os índices zootécnicos sejam acompanhados com cuidado. Por exemplo: Houve um aumento no número de animais descartados.Investigue as causas!!!! ou ainda aumentou do números de animais claudicando (mancando). Porque?!
Cada pequena mudança de índices zootécnicos tem que ser observado!!! Assim o rebanho será tratado como um todo, mas talvez seja possível identificar falhas antes que os animais sofram!
  
No caso de grandes fazendas leiteiras um outro problema é o grande número de funcionários. Hoje em dia, acredito eu, é difícil encontrar mão de obra especializada para trabalhar com vacas leiteiras em qualquer lugar do mundo.

Treinar os funcionários é dispendiosos porém é essencial para que a propriedade funcione bem. 
E não só isso. 
É necessário garantir que os funcionários estejam fsatisfeitos com seu trabalho. 

Propriedades que tem funcionários felizes e satisfeitos produzem mais e os animais sofrem menos com certeza!!!

Porque cheguei a esse ponto?! Bom... essa semana saiu a notícia sobre um grande produtor dos EUA que puniu alguns funcionários por maus tratos e teve um vídeo divulgado na internet.


O video está no final da página como mostra a figura.

O link é esse: 

O vídeo tem cenas bem fortes! eu mesma não consegui chegar até o final direito.

Me pergunto de quem é a culpa nesse caso. Concordo que o dono não tinha como saber o que estava rolando em todas as suas fazendas muito menos com todos os seus animais já que o rebanho dele é imenso.

Porém considero esse fato uma falta administrativa bem grande. Provavelmente esses funcionários estavam insatisfeitos ou nem mesmo gostavam de trabalhar com vacas. E no final quem pagou o preço foram os pobres animais.

Esse produtor não foi penalizado, somente os funcionários estão respondendo processo e isso eu acho errado seja pelo menos em forma de multa ele tinha que ser penalizado SIM! Ele é responsável pelos animais não importa quantos ele tenha!!!!

Enfim o que eu queria deixar de menssagem hoje é que o cuidado é importante não importa o número de animais que você tenha. Quanto mais próximo um produtor se manter de seus animais maior será o rendimento de sua propriedade e isso falo sem dúvida!


E para acabar deixo a foto dessa menina fofa que todos os dias entrava primeiro na ordenha e ficava no cantinho até o final do seu curral ser ordenhado só para ganhar uns mimos da galera da ordenha =D

Foto tirada no Centro de Educação e Pesquisa em Gado Leiteiro da
Universidade da Columbia  Britânica (UBC) - Agassiz- BC/Canadá


O CARINHO, NO FINAL DAS CONTAS, É O SEGREDO PARA O SUCESSO NA PRODUÇÃO DE LEITE!



Abraço a todos

Boa Noite

P.S. Tomorrow I'll post it in English =D
Good night










Nenhum comentário:

Postar um comentário