quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O ensino do Bem-Estar Animal no Brasil

Pensei muito sobre o que escrever no primeiro post de 2013 e decidi escrever sobre o meu maior desejo para a Ciência do Bem-Estar Animal aqui no Brasil que é a inclusão da disciplina de Bem-Estar na grade de todas as Universidades do país para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Tanto alunos da Veterinária quanto da Zootecnia tem uma certa resistência a disciplinas relacionadas ao Bem-Estar Animal. Esta muitas vezes é levada como uma disciplina sem importância, e não é tomada a sério pelos estudantes. 

Os alunos da Veterinária estão muito focados na doença, tratamento, reprodução e afins. Muitas vezes esses alunos se esquencem que a Veterinária não é só isso. E falo de cadeira, na minha época de faculdade eu também era assim. 

Não que eu ache essas áreas sem importância, longe de mim achar isso! Eu acredito que todas as disciplinas são de extrema importância para nossa formação como médicos veterinários porém eu também acho que as faculdades falham em formar profissionais completos. Aqueles que se preocupam em entender a situação como um todo. Não adianta na minha opinião ser um ótimo clínico de grandes animais se você não souber o dia-a-dia do campo.

Muitos alunos de Veterinária acham que só por cuidarem dos animais já estão cuidando do bem-estar dos mesmos mas lembrem-se que Bem-Estar não é só estar saudável. Temos que usar nossos conhecimentos nessas diversas áreas para pensarmos juntos como garantir uma boa vida para os animais,

Já os alunos da Zootecnia estão muito focados na produção. Se fala de produção de carne, ovos, leite... A palavra para a maior parte desses alunos é eficiência!Como alimentar para que se produza mais, como aprimorar sistemas para aumentar produtividade. Porém o que muitos alunos se esquecem que melhorias de Bem-Estar também podem melhorar a tão desejada eficiência!

Trabalhar e sistemas de confinamento, por exemplo, a fim de garantir maior conforto aos animais pode reduzir inúmeros problemas que podem culminar em descarte de animais, como o caso da  claudição, e ainda melhorar índices produtivos.

Profissionais da área de Zootecnia são de extrema importância para a Ciência do Bem-Estar.

Hoje no Brazil existe muito pouca pesquisa em relação ao Bem-Estar que se encaixe na nossa realidade. Quando se fala de gado de leite então o número é ainda menor. 

O que nos falta?

Faltam profissionais interessados na área... E a raiz do problema é que os alunos não são expostos ao tema na hora certa e quando são nem sempre da forma correta.


Bom fico por aqui...





Abraço a todos



Nenhum comentário:

Postar um comentário